Debate: Palestina, uma nação entre a geopolítica e a paz?
quinta-feira | 10 de julho | 18h30 | Livraria Almedina – Atrium Saldanha | Lisboa
Olá,
Queremos começar esta newsletter com um convite:
Participa na sessão pública “Palestina, uma nação entre a geopolítica e a paz?”, que terá lugar já na próxima quinta-feira, 10 de julho, às 18h30, na livraria Almedina – Atrium Saldanha, em Lisboa.
A sessão abrirá com intervenções de Ana Maria Pereirinha (Diretora da galeria Monumental e tradutora), Marcos Farias Ferreira (Investigador e Professor universitário) e Pedro Pezarat Correia (Oficial general do Exército, na situação de reforma, e Investigador). A moderação deste debate estará a cargo de Ana Sá Lopes, jornalista no Público.
Mas queremos, acima de tudo, contar com a tua presença e contributo, enchendo mais uma vez a sala para uma conversa aberta sobre a escalada de violência no Médio Oriente, a chacina em curso na Palestina e os caminhos possíveis para a paz.
Mais de 12 mil assinaturas: a petição pelo reconhecimento do Estado da Palestina já foi entregue
Temos estado particularmente atentos ao que se passa na Palestina. Na semana passada, uma delegação dos subscritores entregou na Assembleia da República a petição pelo reconhecimento do Estado da Palestina, com mais de 12 mil assinaturas — um número largamente superior ao necessário para que o tema seja discutido em plenário pelos partidos com assento parlamentar.
Continuaremos a recolher apoios para reforçar a legitimidade desta causa junto dos decisores políticos.
A petição continua disponível para subscrição online ou impressão em papel, aqui.
Fórum Causa Pública 2025
No passado dia 28 de junho teve lugar, em Coimbra, mais uma edição do nosso Fórum, desta vez dedicado às políticas urbanas e ao papel das cidades na coesão e na democracia.
O evento decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas de diferentes pontos do país.
Já podes consultar os documentos e materiais que serviram de base à discussão, aqui e assistir aos vídeos da conferência aqui.
Ajuda-nos a divulgar. Convida um/a amigo/a para subscrever esta newsletter.
Até já,
Causa Pública